O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visita a fábrica da Ecovix. A empresa será responsável pela construção dos cinco navios gaseiros que terão seus contratos assinados na sequência. Também serão adquiridos 18 barcaças e 18 empurradores. As embarcações serão utilizadas pela Transpetro, subsidiária da Petrobrás.
Quando chegou a sua vez de discursar, Eduardo Leite foi recebido com vaias na tribuna. Diante da animosidade da plateia, o governador se pôs a discutir com os presentes. "Este é o amor que venceu do medo?", questionou com ironia. O público respondeu com descontentamento. "Estou cumprindo o meu dever institucional", afirmou. Mesmo assim, os protestos continuaram durante a fala da autoridade.
A tensão foi elevada ao ponto de trazer à tona o debate eleitoral. "Na última eleição, o presidente foi eleito com 50,8% dos votos. Se vocês querem união, não simplesmente hostilizem quem pensa diferente", reclamou Leite. Para além da polêmica, o governador deu ênfase para "um esforço conjunto" entre o Estado e o governo federal no projeto. No fim de seu discurso, ele ainda fez um apelo ao governo federal para trazer investimentos para o Rio Grande do Sul.
Fonte: Correio do Povo/Editado Jornalismo Constantina FM.